mardi 13 décembre 2011

Exposição retrata aventuras de cientista inglês em terras brasileiras no século XIX



No dia 9 de dezembro, sexta, teve início a mostra "Caminhos de Darwin"em Barra de São João, segundo distrito de Casimiro de Abreu Na programação haverá exibição de rochas, vídeos e fotos. O objetivo do evento é relembrar a visita do cientista Charles Darwin ao Estado do Rio de Janeiro num roteiro turístico-científico O evento é organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, pela Casa da Ciência da UFRJ e pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ).
A coordenação é do "Roteiro Caminhos de Darwin" e da Prefeitura de Casimiro de Abreu. A mostra ficará na Biblioteca Pública Municipal Carlos Drummond de Andrade até o dia 31 de março de 2012.O local funciona de segunda à sexta, de 9 às 17h.
São 12 as cidades por onde o naturalista inglês passou em 1832. Darwim viajou pelo norte fluminense subindo a serra da Tiririca, em Niteroi; passou por Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Itaboraí e Rio de Janeiro. No Brasil, Charles Darwin formulou uma importante teoria unificadora da ciência, que também foi desenvolvida com base em observações geológicas e paleontológicas. Toda a expedição foi feita pelo cientista em 18 dias a cavalo. A próxima cidade a receber a exposição será Maricá.
         A secretária de Educação Maria Inês Ávila falou acerca da importância da exposição e de seu valor cultural: “Neste primeiro momento, a exposição é para visitação de turistas e moradores. A partir de fevereiro, algumas escolas da rede municipal vão visitar a exposição e os alunos estarão produzindo um trabalho específico sobre Charles Darwin. Trata-se de um ótimo programa cultural em nossa cidade, e que devemos valorizar, pois a exposição émaravilhosa”.